Rolos e Blocos Diamantados

Rolos e Blocos Diamantados

Conheça a Linha de Rolos e Blocos Diamantados


Atendimento: (11) 5069-5900 ou (11) 3294-3211


Whatsapp: (11) 97698-2005


Roder

A Christensen Roder é uma empresa que atua com fornecimento de ferramentas diamantadas para os segmentos industrial, mineração, construção, entre outros.

Dispomos de uma ampla linha de ferramentas superabrasivas utilizadas nas mais variadas aplicações e atendemos a todo mercado nacional com agilidade e preços competitivos.

Fornecemos ferramentas para sondagem e perfuração que atendem todas as necessidades de nossos clientes, entre elas a linha de Rolos e Blocos Diamantados.

Aqui você encontra as melhores condições e um grande estoque a pronta entrega de Discos de Corte, Coroas, Brocas, Calibradores, entre outros diversos tipos de ferramentas e acessórios.

Contamos com profissionais treinados e altamente qualificados para oferecer soluções com ótimo custo benefício e orientar você na compra da ferramenta ideal para sua necessidade.

Entre em contato com nossos profissionais e solicite um orçamento.


Divisão Industrial - Rolos e Blocos Diamantados

Os Rolos e Blocos Diamantados da Christensen Roder são ferramentas de precisão projetadas para transmitir de forma consistente um perfil ao Rebolo Abrasivo, permitindo:


Rolos e Blocos Diamantados - Condições de utilização

O Rolo faz parte de um sistema composto pela: Retífica, Dispositivo de dressagem, Rebolo, Refrigeração e Peças, sendo do equilibrio deste conjunto qu se obtém o resultado esperado na opração.

As velocidades periféricas recomendadas são de:

Rolos e Blocos Diamantados - Retífica:

Deve ser rígida, precisa e isenta de vibração, especialmente no seus eixos, O emprego de Rodress como meio de dressagem exige muito do equipamento, pois na maioria das vezes todo o perfil é dressado em apenas uma operação.

Os esforços gerados na dressagem são muitos superiores gerados quando utiliza uma ferramenta estática (Natura, Binder ou Perfila). A falta de rigidez da máquina comprometerá o uso de Rolos como meio de dressagem econômica. Vibrações - afetarão a precisão do perfil dressado e o acabamento da peça retificada.


Rolos e Blocos Diamantados - Dispositivos de Dressagem:

A rigidez e precisão deste dispositivo é também fundamental ao correto desempenho do Rolo. Os Rolos são projetados para serem montados no dispositivo de dressagem, portanto, aspectos como: diâmetros do eixo (40, 52, 56 e 63mm. São os mais usuais), espaços existentes e forma de prender o Rolo são de extrema importância.

Jogos radiais e axiais não devem superar 0,005mm.

Velocidades (fixa ou variável, RPM), sentidos de rotação (uma ou duas direções), sistema de produção do dispositivo (ar comprimido, elétrico ou hidráulico) também afetam as condições de dressagem e o comportamento de Rolo. É necessário que o dispositivo de dressagem permita gerar um diferencial de velocidade entre o Rolo e o Rebolo, mantendo-a constante durante o processo, e que disponha de sistema de refrigeração que possa ser dirigido ao ponto de contato entre ambos.

Existem no mercado, diversos componentes e dispositivos de dressagem, que podem ser acoplados a vários tipos de retificas, desde que rígidas, transformando-as em maquinas capazes de dressar com Rolos Diamantados.


Rolos e Blocos Diamantados - Rebolo:

Os Rolos e Blocos permitem em contato com o Rebolo por tempo muito maior do que as ferramentas estáticas (Naturas, Binders, Perfilas). Aconselha-se, usar Rebolos com 1 grau de dureza menor em dressagem com Rolos, do que aqueles usados em dressagem com outro tipo de ferramenta. O Rebolo pode ser dressado de forma a atar de maneira mais dura ou macia e melhor ou pior acabamento.

Para manter consistência, controlar a aparência da face do rebolo antes e após o ciclo de dressagem. Se sinais de queima, marcas e ou ondulações apareceram na peça, significa que o Rolo empastou e precisa ser dressado. Se melhores acabamentos e maiores ciclos estão sendo obtidos com menor quantidade de peças retificadas por unidade de tempo, significa que o Rebolo fechou e precisa ser aberto. Para a correta especificação do Rolo, é importante conhecer bem a especificação do Rebolo utilizado, visto o continuo surgimento de novos tipos de Rebolos, com ligas mais duras e abrasivos mais resistentes que afetam o desempenho do Rolo.

Quando se modificarem as especificações do Rebolos utilizados, devem-se adaptar os parâmetros e frequência de dressagem, e reavaliar a expectativa de vida útil do Rolo.


Rolos e Blocos Diamantados - Refrigeração:

A refrigeração adequada é essencial ao desempenho dos Rolos e Blocos Diamantados, devendo ser abundante, com suficiente pressão e volume, e dirigida a área de contato do Rolo ou Bloco com Rebolo no momento da dressagem. O Rodress, deve trabalhar o mais frio possível. Em operações onde os esforços de dressagem sejam muito intensos, deve-se projetar um boal de refrigeração apropriado, que acompanhe o perfil dressado.

A velocidade da saída do fluído de refrigeração, deve ser a a mesma da velocidade periférica do Rebolo dressado.

Usar filtração sempre que possível, pois fluido contaminado com abrasivo afeta o acabamento superficial da peça, além de aumentar o desgaste do Rolo.


Parâmetros Operacionais

Os Rolos e Blocos Diamantados são fabricados com tolerâncias que vão de 10% a 50% das tolerâncias da peça a ser retificada. Procurar sempre trabalhar com tolerâncias mais abertas possíveis. Especificar tolerâncias menores daqueles necessárias, aumentam o custo da ferramenta e nem sempre melhoram seu desempenho ou resolvem os problemas operacionais.

Conhecer a disposição: Peça – Rebolo – Rolo, é essencial ao projeto do Rolo, além de influenciar nas condições de dressagem e retificação da peça. Conforme adotada, alteram-se as condições obtidas no acabamento da peça e no tempo de dressagem.


Procedimentos para Montagem dos Rolos

Limpar bem o eixo e face de encosto do dispositivo de dressagem. Controlar seu jogo e, se superior a 0,005mm., os rolamentos do eixo devem ser trocados. A fim de auxiliar a montagem e desmontagem futura do Rolo, passar uma fina camada de óleo no eixo do dispositivo. Limpar bem com flanela, o furo e laterais do Rolo.

Colocar o Rolo o mais alinhado possível no eixo. Caso o Rolo apresente dificuldade de montagem, refrigerar o eixo e com ajuda de um balancim, pequena prensa ou dispositivo apropriado, montar o Rolo usandoum anel de aço auxiliar para receber a pressão. Pressionar somente sobre o corpo de aço do Rolo, nunca sobre a camada diamantada ou sobre a união com o corpo de aço.

Nunca abusar do Rolo usando martelo ou outro sistema que possa danificar as faces, furo ou superfície do Rolo. Após ter montado o Rolo no eixo, controlar os jogos o do sistema com um relógio comparador , estes devem se menores do que 0,005mm.

Nunca expor o Rolo a temperatura superiores a 100°C, especialmente os de tipo ES ou GS. Manter o Rolo protegido de choques e ferrugem dentro da embalagem original, quando não estiver sendo usado.


Faça download do catálogo e obtenha informações técnicas sobre Rolos e Blocos Diamantados

Download do Catálogo

 

Fale com a Christensen Roder

Entre em contato com nossos profissionais e solicite um orçamento.


ENTRE EM CONTATO


x

Olá, gostaria de um orçamento?

Fale conosco!